Pesquisar


TIRE SUAS DÚVIDAS COM OS MELHORES DO PAISAGISMO


Autores de Livros e Dvds de paisagismo, venda em nossos eventos e neste site. (41) 3278-0690

Telefone:

(41)

99148-1048

3278-0690

Cores e Aromas do Paisagismo PDF Imprimir E-mail

As cores e aromas influenciam diretamente, o comportamento humano atua em nosso estado de espírito. O paisagista serve-se  deste conhecimento para trabalhar seus temas,criando projetos temáticos, capazes de trazer benefícios, psicológicos e físicos as seus clientes.

As Cores e Seu Poder

As cores nada mais são que comprimentos de onda,que determinadas substancias, refletem a luz, impressionado o sistema visual humano, atuando diretamente no cérebro.

Esta influência foi estudada pela Cromoterapia, que identificou a influencia das cores na saúde humana, o paisagista aproveita  e adapta estes conhecimentos, realizando combinações de cores com as plantas de seu projeto.

As cores são classificadas em:

Cores primárias : São as cores puras, que não se fragmentam, Vermelho, amarelo e azul.

Cores secundárias:
São aquelas obtidas pela mistura de duas cores primárias. O laranja, por exemplo, vem da mistura do amarelo e vermelho; o verde, do amarelo e azul; o violeta, do vermelho e azul.

Cores complementares: Estas cores estão em oposição no disco de cores. Pôr exemplo, a cor complementar do vermelho é o verde. As cores complementares são usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho criando contrastes.Note que uma cor primária é sempre complementada por uma cor secundária.Usada no paisagismo para impressionar, ou chamar a atenção para um destaque no jardim.

Cores Análogas:
Cores análogas são as que aparecem lado a lado no disco. Há nelas uma mesma cor básica. Por exemplo, o amarelo-ouro e o laranja-avermelhado têm em comum a cor laranja. O azul-esverdeado, o azul e o azul-violeta possuem em comum o próprio azul. As cores análogas, ou da mesma "família" de tons, são usadas para dar a sensação de uniformidade.
Uma composição em cores análogas em geral é elegante, muito usada nos jardins Xintoístas, onde o objetivo é levar seu usuário, a estados de meditação e calma, tais jardins, não aceitam contrastes.

Cores Neutras: As cores neutras são os cinzas e os marrons ,amarelos acinzentados, azuis e verdes acinzentados e os violetas amarronzados. A função das cores neutras é servir de complemento da cor aproximada, para dar-lhe profundidade, visto que as cores neutras em geral têm pouca refletividade de luz. No paisagismo ao usadas como, pano de fundo, criando sensação de ampliação do espaço.

Temperatura das cores:

As cores possuem diversas qualidades e "temperaturas", e também diversos efeitos excitantes sobre o sistema nervoso do observador.O psicólogo alemão Wundt estabeleceu a divisão fundamental das cores em quente e frias.

As cores quentes são psicologicamente dinâmicas e estimulantes como a luz do sol e o fogo. Sugerem vitalidade, alegria, excitação e movimento. As cores quentes parecem que avançam e que se aproximam.

As cores frias são calmantes tranqüilizantes, suaves e estáticas, como o gelo e a distância. As cores frias parecem que se retraem e que se afastam.

O paisagista serve-se da capacidade das cores em criar sensações, para moldar seu projeto, fazendo com que o usuário possa interagir com a paisagem criada.

Significado das cores

Vermelho: É a cor que se relaciona com o mundo físico, com o poder, a vitalidade, a sensação de estar presente no "aqui e agora". É indicada para estimular as pessoas que se sentem deprimidas e distanciadas do momento presente, trazer para a realidade o sonhador. Nas pessoas saudáveis, tem efeito estimulante.

Azul: Por estar entre as cores que denominamos frias, tem uma vibração mais sutil. Está associado a calma, relaxamento, paz interior e fé.

Laranja: É a cor da força de vontade, da superação dos obstáculos e da transformação. Estimulante, desobstrui as energias estagnadas que causam as limitações e dificuldades da vida

Amarelo: É a cor da luz e do calor, cor da prosperidade e da riqueza, cor da alegria, da integridade, que levanta a nossa auto-estima quando nos afastamos da nossa verdadeira natureza, atua na limpeza de energias negativas.

Verde:
É a cor da saúde, do equilíbrio, neutraliza os estados extremos. O verde é uma cor pacífica, transmite tranqüilidade, permite aliviar as tensões e proporciona relaxamento.

Azul Indico: É a cor da consciência superior, no campo mental, trabalha processos de culpa, justamente por ativar a percepção mais elevada da vida. Traz a consciência do perdão.

Violeta: É a cor da espiritualidade , nos ajuda a aceitar o outro e nós mesmos como somos, livres do sentimento de competição. Terapeuticamente, essa cor é usada no tratamento de infecções.

Os Aromas no Paisagismo

O Paisagista faz uso dos princípios da aromaterapia para criar jardins que influenciem a saúde emocional das pessoas. Aromaterapia é um termo criado pelo químico francês René Maurice Gattefossé nos anos vinte para descrever a prática de usar óleos de essências de plantas, com objetivo terapêutico.

Outro autor especialista que estudou o poder das essências florais foi o médico homeopata, bacteriologista e imunologista Edward Bach (1886-1936), foi o responsável pela descoberta do poder curativo das flores. Ele estava convencido que a origem das doenças se encontra nas nossas emoções. Por isso o, o objectivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, procurar diminuir ou eliminar stress, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações.

Em menos de 15 segundos, a mensagem aromática, memórias e emoções, chega ao sistema límbico, a área cerebral responsável por sentimentos e emoções.

Através dos aromas podemos relembras e sentir as emoções do passado, portanto o paisagista pode criar jardins de época, fazendo seu cliente reviver momentos felizes assim que entre no jardim.

Entre as muitas espécies que podem ser usadas no paisagismo com finalidade terapêutica destacam-se :

•  Citrus aurantium bergamia (Bergamota): Estimula o entusiasmo. Usada também Para obesidade, celulite, retenção hídrica, casos de estresse, gripes e resfriados. É um antivirótico, útil contra o herpes e em banhos para tratar infecções e inflamações na área genital.
•  Rosmarinus officinalis (Alecrim-da-horta): Usado para estimular a concentração e a memória e o alívio de problemas como reumatismo, dores localizadas, seborréia, sonolência e tensão muscular. Associado ao amor.
•  Anthemis nobilis (Camomila-romana ): Excelente calmante, sedativo e antiinflamatório, útil para conjuntivites, dores reumáticas, nervosismo e insônia. Usado para depressão e síndrome do pânico. Associado ao amor e ao perdão.
•  Cupressus sempervirens ou C. lusitanica  (Cipreste): Melhora a concentração e facilita o desapego, alivia o estresse, antiinflamatório, bom para abscessos, furúnculos e acnes. É antifúngico (micoses), indicado também para má circulação, varizes e gengivite.
•  Cinnamomum zeylanicum ou C. cassia (Canela-cascas): Estimulante, antiinfeccioso, antiinflamatório eficaz nas lesões por esforço repetitivo (LER), artrites e bursites.
•  Cymbopogon citratus (capim-limão): Ajuda a liberar raiva e emoções contidas. É antiinflamatório, combate celulite, problemas digestivos, falta de apetite, cólicas intestinais, seborréia e queda de cabelo.
•  Copaifera officinalis e C. langsdorfii (Copaíba ) : Para problemas de pele em geral, como alergias e inflamações, úlceras estomacais, gastrite, cabelos sem brilho, manchas senis de pele, queimaduras, hemorróidas, problemas renais.
•  Eugenia caryophyllata (Cravo-da-índia): Poderoso analgésico e anti-séptico, utilizado para atenuar dor de dente e aftas. Alivia tosse seca, unha encravada e estimula o sistema imunológico em geral.
•  Eucalyptus globulus (Eucalipto): Estimula a concentração e libera a mente. Para congestão nasal, sinusite, asma e bronquite. Tem efeito anti-séptico local e é recomendado contra odor nos pés. Alivia dores musculares e reumáticas.
•  Zingiber officinalis (Gengibre): Para falta de apetite, febre e dores musculares. Age como estimulante geral e é digestivo. Bom para alívio de dores nas articulações e pode ser incluídos no tratamento de vários tipos de reumatismo.
•  Pelargonium graveolens (Gerânio): Alivia o medo e a carência.Tem propriedades antidepressivas e anti-sépticas, ajuda no controle da oleosidade da pele e cabelo e é recomendado para o tratamento de peles secas.
•  Citrus paradisi (Grapefruit) : Empregado no tratamento de falta de apetite, depressão, tristeza e melancolia, obesidade, celulite, retenção de líqüidos.
•  Mentha piperita (Hortelã-pimenta): Traz clareza aos pensamentos e é estimulante. Útil contra dores de cabeça, enxaquecas e enjôos. Por estimular a circulação, previne celulite e varizes além de atuar como analgésico e elimina manchas de pele.
•  Cananga odorata (Ilangue-ilangue): Alivia medo e efeitos emocionais da tensão pré-menstrual. Estimulante do sistema imunológico, sedativo, calmante, afrodisíaco. Age contra ansiedade e insônia. Previne acnes e rugas.
•  Jasminum officinalis (Jasmim) : Facilita o relaxamento e a meditação. Alivia depressão, ansiedade, problemas menstruais, desânimo, catarro e tosse e também é afrodisíaco.
•  Juniperus communis (Junípero): Fortalece a memória e é indicado para o excesso de isolamento. Melhora a circulação e atenua problemas como celulite, hemorróidas e varizes.
•  Citrus aurantium (Laranja): Desperta a alegria e o entusiasmo e, ao mesmo tempo, acalma. Abre o apetite e auxilia no tratamento de problemas de digestão. Em xampus, combate caspa, seborréia e queda de cabelo.
•  Lavandula angustifolia (Lavanda): Combate o estresse e da a sensação de paz. Empregado em queimaduras, como regenerador da pele.
•  Ocimum basilicum (Manjericão-verde): É uma das variedades de manjericão mais perfumadas. Têm aroma de efeito relaxante, anti-estresse, ansiolítico e antidepressivo. Têm propriedades antifúngicas, analgésicas e regeneradoras da pele.
•  Cymbopogon martinii motia (Palmarosa): Rejuvenesce todo os tipos de pele, equilibra as oleosas e com acne. Auxilia no tratamento de obesidade e celulite. É calmante, antidepressivo e favorece o sono regenerador.
•  Aniba rosaeodora ducke (Pau-rosa): Age como calmante e é eficaz no tratamento de depressão, insônia, estresse. Usado no tratamento de acnes, rugas e queimaduras. Hidrata a pele e evita o envelhecimento precoce dos tecidos. Alivia dores de cabeça.
•  Citrus aurantium amara (Petitgrain): Ajuda a liberar sentimentos contidos e favorece a concentração. Ótimo para alívio do estresse, desgaste do sistema nervoso e depressão. Empregado em problemas de pele, como acnes.
•  Salvia sclarea(Sálvia esclaréia) :Alivia estresse, tensão, pânico e desgaste do sistema nervoso, pois tem efeito relaxante. Muito usado em problemas de congestionamento pulmonar e distúrbios hormonais femininos.
•  Santalum album (Sândalo): Facilita a introspeção e a meditação. É estimulante do entusiasmo e a vontade de ir em frente. Expectorante, diurético e cicatrizante. Tem efeito relaxante e antidepressivo.
•  Citrus reticulata (Tangerina): Favorece a concentração  é calmante, antidepressivo e estimulante. Equilibra estados de ansiedade, tristeza e medo. Abre o apetite e alivia problemas digestivos.
•  Melaleuca alternifolia (Tea tree australiano): É revitalizante e purificador das emoções. Cicatrizante e antibiótico natural, impede ação de fungos, bactérias e vírus, cândida, inflamações, micoses, amigdalite, problemas respiratórios, cistite.
•  Lippia citriodora (Verbena-limão): É refrescante e estimulante, melhora a concentração e atenua a depressão. Usado para aliviar congestão do fígado e facilitar a digestão.
•  Impatiens hawkeri (Beijo americano ): Para ancoragem, sintonia com a terra e seus ciclos, paciência. Ideal para pessoas angustiadas e apressadas, que sofrem por não respeitarem e compreenderem que tudo tem sua hora e momento de acontecer, e combate a depressão.
•  Helianthus Annuus L. ( Heliantus) Segurança, autoconfiança e respeito a hierarquias indicada para pessoas inseguras, que tentam chamar a tenção o tempo todo, mas passam por períodos de depressão.
•  Rosa sp (Rosa Pink ):Sensibilidade, amor, limpa os sentimentos, cura, compaixão, ideal para pessoas cruas e isentas de sentimentos, incapazes de envolver-se profundamente com nada, excesso de praticidade e imediatismo .
•  Ipomoea purpurea ( Corda de viola ): Ajuda a desenvolver a comunicação, sociabilização, relacionamentos saudáveis, auto-aceitação. Esta planta é ideal para pessoas com dificuldade de comunicação e relacionamento, que tendem a fugir da realidade.
•  Celocia cristata (crista de galo) + Sansevieria trifasciata (Espada de São Jorge): Estimula o desapego, determinação, coragem, proteção e mente guerreira para que tracemos metas e as realizemos até o final.
•  Allamanda Branchetti (Alamanda):Estimula a paz e a, re-sociabilização, mente livre, compaixão. Ideal para pessoas que não se importam com o sofrimento dos outros.
•  Cássia fistula ( Cassia fistula ): Promove a  conexão espírito matéria, abundância, ideal para pessoas que se desconectaram dos padrões de abundância e prosperidade.
•  Hibiscus rosa-sinensis  ( Hibisco ): Favorece sintonia e entrelaçamento entre casais, despertar do amor, capacidade de dar a receber amor. Ideal para pessoas com bloqueios e medos em relação ao parceiro.
•  Viola tricolor ( Amor Perfeito): Estimula a capacidade de amar incondicionalmente a si mesmo e a todas as coisas e pessoas, sem apego. Auxilia nas moléstias cardíacas e do sangue. Desencadeia as endorfinas e substâncias que normalmente são liberadas quando sentimos amor ou nos sentimos amados. Ideal para pessoas que perderam a capacidade de sentir o amor, ou o vinculam a sentimentos distorcidos como obsessão, paixão, ódio, controle, etc.
•  Delonix regia( Fanboant): Atua profundamente em nossas raízes, trazendo a energia da terra, vermelha e vital, traz-nos a capacidade de nos relacionar e de nos destacarmos em público. Ideal para pessoas que não conseguem se comunicar com o grande público, que tem baixa-auto estima, pessoas apagadas, sem vitalidade.
•  Bougainvillea glabra ( Primavera): Promove a capacidade de compreender e de aceitar o auxílio dos outros. Em situações extremas como grandes dificuldades ou mudanças em nossas vidas, nos renova a força para que consigamos continuar. Ideal para pessoas orgulhosas que tendem a enfrentar todos os problemas sozinhas.
•  Gardenia jasminoides ( Jasmim do Cabo): Estimula a pureza, a delicadeza  favorece a capacidade de nutrição e proteção, movimentos graciosos e suaves, serenidade e paz.
•  Jacaranda mimosaefolia (Jacarandá mimoso): Estimula nossa capacidade de concretizar, colocar na matéria, no mundo prático. Faz-nos levar a cabo nossos ideais com independência e força.
•  Erythrina mulungu ( Corticeira): Atua na libido da mulher e na capacidade de entrega do homem. Estimula a recepção, poder de sedução e energia. Ideal para pessoas fechadas para uma atividade sexual saudável.
•  Lagerstroemia indica L.( Estremosa ou Resedá): Favorece a  capacidade de sermos livres, mas com os devidos pés no chão, ou seja, sem que para exercer nossa liberdade percamos o bom senso e responsabilidade. Regula nossos altos e baixos por causa do amor, trazendo um amor com liberdade e equilíbrio. Ideal para pessoas carentes de amor, com problemas com seus pais.
•  Myrcia cauliflora Berg ( Jabuticaba): Estimula o perdão e o convívio em  paz, passamos a compreensão do outro.
•  Catharanthus roseus ( Catarantus): Estimula a clareza, a força e a capacidade de sermos plenamente livres.  Ideal para pessoas presas demais, incapazes de se aventurar.
•  Calliandra brevipes (Cabelo de Anjo ): Estimula coragem e adaptação, além da calma necessária para que superemos o que a vida nos apresenta. Ideal para pessoas nervosas, que facilmente se angustiam, vivem um minuto ou dias na frente ao invés de viver o momento presente, são ansiosas e tem medos e receios.
•    Fuchsia hybrida (Brinco de Princesa): Favorece a  paz e a harmonia. Atua, também no despertar de uma vaidade sadia. Ideal para pessoas que sofrem e se ferem para romper com padrões antigos ou para expressarem o que verdadeiramente sentem.
•    Nymphaea odorata (Ninfea ): Estimula a espiritualidade iluminação auto superação, saída do mundo das ilusões, promove a compaixão. Ideal para pessoas excessivamente presas as suas emoções
•    Datura suaveolens ( Trombeteara ): Atua diretamente no desprendimento dos corpos e no desapego da matéria. Ideal para pessoas apegadas ao físico e ao corpo.
•    Aloe Vera (Babosa ): Estimula a compreensão, quando sofremos uma agressão a “queima-roupa. Atua nos problemas de falta de água no corpo e de emoção na psique. Traz alegria e auto estima, capacidade de tocar-se, acarinhar-se.
•    Brunfelsia uniflora (Manacá): Para pessoas que precisam desapegar de uma fase passada da vida. Estimula a espiritualidade.

Autor da monografia eletrônica: Siumar Goetzke, Biólogo , Mestre em Botânica, Especialista em Gerenciamento Ambiental e Paisagista 

Referências :
http://skepdic.com/brazil/aroma.html
http://www.pharmhomgotasdecristal.com.br/bach.html

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/florais-de-bach/sweet-chestnut.phpwww.bethykhater.com.br/dicas.asp?DicaID=1
http://www.gabrielaipl.com.br/e_book_apostila_kainnon.htm
www.atelier-online.com/temperatura-da-cor.html
www.visualpub.com.br/curiosidades/teoria_cor
/
www.mpowercommunications.net/.../colorwheel.asp


 
© Grama e Jardim 2010 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: Fresh Lab